O que você precisa saber sobre a obra do Nelson Rodrigues

 

Obras do Nelson Rodrigues

Para conhecer a obra do Nelson Rodrigues, é importante ter em mente quais tipos de livros a compõem, quem publica o quê e o que está ou não disponível dentro desse universo.

Basicamente, a trajetória do Nelson está estruturada em dois pilares: jornalismo e teatro.

🎭 A obra teatral é o pilar mais fácil de descrever. Nelson escreveu 17 peças, as quais podem ser dividas em três grupos, segundo critério do crítico Sábato Magaldi amplamente aceito há vários anos: peças psicológicas, peças míticas e tragédias cariocas.

No meu canal no YouTube (Diário de Leitura) já abordei peças dos 3 tipos:

1 psicológica: Vestido de Noiva: https://youtu.be/OGf0Njhgsz4

2 míticas: Álbum de Família (https://youtu.be/gOn3VMvmoIQ) e Anjo Negro (https://youtu.be/S40a7yk65qU)

1 tragédia carioca: O Beijo no Asfalto (https://youtu.be/BSm3-P-eIr8)

Vestido de Noiva, do Nelson Rodrigues

O teatro do Nelson Rodrigues é hoje publicado pela editora Nova Fronteira.

Existe um box com o teatro completo: https://amzn.to/3s1kNWS

Existe uma série com as peças em formato avulso, publicada em 2012, mas que ainda pode ser encontrada; deixo aqui um exemplo de como ela é: https://amzn.to/3r7uCmY

E existe também  uma nova série, impecável em termos editorias, que é a que estou lendo. É da própria Nova Fronteira, que com ela revitaliza as edições de 2012. Já foram publicados 9 volumes e 2 outros estão em pré-venda, de modo que restam 6 peças por publicar na nova versão. Os preços são acessíveis e a qualidade, como já disse, impecável em todos os sentidos. Deixo como exemplo Vestido de Noiva: https://amzn.to/3u5Dxaz

Ainda falando do teatro do Nelson Rodrigues, uma obra importantíssima e que auxilia muito a leitura é a coletânea de textos que o citado Sábato Magaldi escreveu para todas as 17 peças e que se chama Teatro da Obsessão; ela pode ser encontrada aqui: https://amzn.to/3s5hgHo

A Cabra Vadia, do Nelson Rodrigues (Nova Fronteira)

📰📚 Já a obra do Nelson que parte do jornalismo é um pouco mais multifacetada.

A própria Nova Fronteira publica parte dela. 

Existem as diversas coletâneas de crônicas/artigos/ensaios/memórias publicadas em jornais e outros veículos, e que seguem uma identidade gráfica comum. Vêm sendo reeditadas pela editora, depois de terem tido outra roupagem no passado. São exemplos O Reacionário (https://amzn.to/3IIOoLB), O Óbvio Ululante (https://amzn.to/3KVbgcS)  e Memórias - A Menina sem Estrela (https://amzn.to/3g36FXF). Pelo que verifiquei, ainda faltam muitos títulos desse tipo aguardando ser trazidos de volta.

Além desses textos não-ficcionais - que apesar de não-ficcionais trazem fortes marcas da literatura de ficção, com cacoetes e personagens próprios -, existem os contos, que se confundem um pouco com o que conhecemos como  A Vida Como Ela É. Esses textos igualmente eram publicados na imprensa.

A Nova Fronteira disponibiliza hoje 3 volumes com essas histórias: A Vida Como Ela É... (https://amzn.to/3unPIQj); A Vida como Ela É em série... (https://amzn.to/34dxeXt); e A Vida Como Ela É... Em 100 Inéditos (https://amzn.to/3o6xcId).

Como a Nova Fronteira publica Nelson Rodrigues há vários anos, e está sempre revitalizando as edições, é comum que ainda se encontrem títulos disponíveis nas roupagens antigas, porém não menos interessantes.

Asfalto Selvagem, do Nelson Rodrigues (Harper Collins)

A partir dos anos 1940, Nelson Rodrigues reviveu na imprensa brasileira um gênero que fora muito célebre no século XIX, e no qual, inclusive, grandes obras de Machado de Assis foram publicadas: o folhetim, histórias longas publicadas capítulo a capítulo nos jornais, sempre procurando prender a atenção do público até a chegada da continuação. Esses folhetins são o que hoje conhecemos como os romances do Nelson Rodrigues.

É a Harper Collins a editora que está fazendo a publicação dos 10 títulos que integram essa seção da obra do escritor, e a promessa é de que todos saiam até o final de 2022. Seguem uma identidade visual comum. Os quatro títulos já publicados podem ser encontrados aqui: https://amzn.to/3KLpeOl

Cada seção da obra do Nelson segue uma identidade visual própria e facilmente identificável.

📚📚A biografia clássica do escritor é aquela escrita pelo Ruy Castro, intitulada Anjo Pornográfico: https://amzn.to/3shIPgL

Entre muitas outras publicações, também existe um livro especial da Nova Fronteira sobre as adaptações de Nelson para a TV (https://amzn.to/3rYFym7), um livro de frases célebres (https://amzn.to/3Hcsu2O) e uma caixa da editora Bem-Te-Vi, chamada Arquivinho, com várias preciosidades relacionadas à vida e obra do escritor (https://amzn.to/3u8XME3).

Enfim, não faltam oportunidades e caminhos diferentes para começar a ler Nelson Rodrigues. Já é hora de começar (e dificilmente deixar de continuar a ler...).

No meu canal no YouTube, até agora publiquei 4 vídeos para 4 peças, além de textos aqui no blog para cada uma delas.

*ao comprar qualquer item através dos links acima, você apoia o meu trabalho.

Comentários

João Carlos disse…
Excelente trabalho de pesquisa e que ajudará quem se sentir estimulado a conhecer o autor. Que tal um texto sobre a classificação da obra de acordo com o crítico Sabato Malgadi?
Fico muito feliz por ter ajudado. Boa ideia a sua. Vou pesquisar um pouco mais para preparar esse texto. Abraços e obrigado por comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Doroteia, de Nelson Rodrigues

Ópera dos Mortos, de Autran Dourado

A República dos Sonhos, de Nélida Piñon